ABI BAHIANA, Notícias

ABI realiza encontros com pré-candidatos ao governo da Bahia

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) inicia sua contribuição ao debate eleitoral de forma singular. Com a finalidade de contribuir com a divulgação das propostas, projetos e intenções dos postulantes ao cargo de governador da Bahia, a entidade vai realizar encontros separados com os três principais pré-candidatos: Rui Costa (PT), Paulo Souto (DEM) e Lídice da Mata (PSB), selecionados com base nas chances de vitória demonstradas por pesquisas já divulgadas. O primeiro encontro traz o pré-candidato petista Rui Costa e acontece já nesta sexta-feira (30)*, impreterivelmente às 10h, na sede da ABI (Edifício Ranulfo Oliveira) – Praça da Sé. No dia 4 de junho, às 9h, a ABI trará Paulo Souto e no dia 9 de junho, também às 9h, Lídice da Mata. Os encontros serão abertos a representantes de entidades da sociedade civil e profissionais da comunicação.

No dia 5 de outubro, mais de 140 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher seus representantes/ Foto: Reprodução-internet
No dia 5 de outubro, mais de 140 milhões de eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federal e estadual/ Foto: Reprodução-internet

De acordo com a ABI, enquanto entidade da sociedade civil, a instituição considera o momento eleitoral relevante, diante da grandeza do mandato pretendido e da sua inquestionável repercussão na vida individual e coletiva dos baianos, sobretudo no que diz respeito à abrangência e eficiência na execução dos planos de governo, notadamente quanto à prestação de serviços públicos. “A ABI está preocupada com a crise generalizada da representação política, o aviltamento dos princípios republicanos no exercício de mandatos políticos, além da enorme distancia entre os pleitos dos eleitores e o que costumam fazer os eleitos. Nosso objetivo é conhecer de perto aqueles que pretendem conduzir a administração estadual, em defesa da transparência total dos governantes”, ressalta o documento enviado aos pré-candidatos.

Estrutura – O encontro terá caráter de entrevista coletiva, com um coordenador, a ser indicado pela Diretoria da ABI, encarregado de fazer a apresentação do pré-candidato e mediar os questionamentos, que serão feitos em dois blocos. No primeiro, o pré-candidato será questionado com perguntas da ABI, previamente colhidas junto a seus diretores, num total aproximado de 10 questões. No segundo bloco, será franqueado a 10 jornalistas convidados, com inscrição aberta na hora, com a pergunta por escrito ou de viva voz, no tempo máximo de 30 segundos. Perguntas coincidentes serão unificadas. Nos dois blocos, o tempo dado ao pré-candidato para resposta será de três minutos, sem réplica. Eventual necessidade de complementação será decidida e conduzida pela mesa.

encontro eleitoral abiO evento poderá será gravado em áudio e vídeo, ficando a ABI, desde já, autorizada a divulgar o seu conteúdo. Não será permitida manifestação da plateia, nem para aplaudir nem vaiar. De igual modo, fica proibido exibição de qualquer material que caracterize propaganda eleitoral, nas dependências da ABI, como faixas, cartazes, banners, bandeiras, santinhos e outros, sejam ou não proibidos legalmente.

No encerramento, será dado o tempo de cinco minutos para que o pré-candidato apresente, livremente, suas alegações finais, sem mais questionamentos. Em seguida, o evento será encerrado, sem discursos, com os agradecimentos do presidente, em nome da Diretoria da ABI, ou pelo próprio coordenador.

*Matéria publicada em 26 de maio de 2014 às 15:59. A alteração da data do primeiro encontro da série decorre da incompatibilidade com a agenda do postulante petista Rui Costa.

comentários

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *