Notícias

Câncer de mama não é exclusividade das mulheres

Bastante comum entre mulheres, mas raro entre homens, o câncer de mama pode demorar para ser percebido por eles justamente por fata de consciência em relação à doença, que pode fazer com que nódulos mamários sejam ignorados ao serem confundidos como uma pequena inflamação, por exemplo.
 
O câncer de mama masculino normalmente aparece em homens entre 50 e 65 anos e com histórico de casos da doença na família. Os sintomas do câncer de mama nos homens são semelhantes aos das mulheres, mas como exames de mamografia não fazem parte da rotina deles, alguns sinais devem ser observados.
 
Sinais de câncer de mama em homens
 
– Inchaço ou protuberância normalmente indolor na região
– Pele da área com aparência enrugada ou ondulada
– Mamilo retraído
– Vermelhidão ou descamação da pele na região de mama e mamilo
– Alteração no volume da mama
– Inchaço nos linfonodos da axila.
 
Diagnóstico e tratamento
Após relatar ao médico possíveis queixas e responder pergunta sobre histórico familiar, o homem passa por exame físico completo, além de análise ficada nas regiões das mamas e das axilas. Se sintomas forem notados será necessária a realização de exames de imagem, laboratorial e biopsias.
O tratamento de câncer de mama masculino pode ser local, sem afetar outras partes do corpo, como cirurgia para remover o tecido atingido e radioterapia. Caso não seja possível eliminar as células cancerígenas com o tratamento local o paciente recebe medicamento por via oral ou venosa, como quimioterapia, por exemplo, para atingir as células cancerígenas em qualquer parte do corpo.
Fonte: Paulo Nobuo (Vix)

Textos relacionados:

publicidade
publicidade