Notícias

Cineasta Guido Araújo será homenageado na ABI nesta quarta (7)

O diretor de cinema e professor aposentado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Guido Araújo, será homenageado em uma sessão especial a ser realizada às 15h de hoje (7/10), na Sala de Exibição Cinematográfica Roberto Pires, da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Depois da exibição do curta “Feira da Banana” (1972/73) – um dos filmes do cineasta que formam a trilogia do recôncavo –, será promovida uma mesa redonda, com a presença de Guido, para discutir a obra e a trajetória das Jornadas de Cinema da Bahia nos anos 70. A iniciativa, que conta com o apoio da ABI, é da professora da UNEB, Izabel de Fátima Cruz Melo, e da professora Laura Bezerra, coordenadora do Cineclube Guido Araújo, que funciona no Cecult-UFRB, no Campus de Santo Amaro.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Há mais de cinco décadas lutando e contribuindo para a afirmação da cultura na Bahia e no Brasil, Guido Araújo é uma força viva do cineclubismo e do cinema nacional. Sua trajetória foi iniciada em junho de 1950, quando participou da primeira sessão do Clube de Cinema da Bahia, cineclube fundado por Walter da Silveira. Formador de gerações de cineastas baianos, Guido Araújo idealizou e sustentou por 39 edições a Jornada Internacional de Cinema da Bahia, que se tornou um dos acontecimentos cinematográficos mais importantes do país, dando visibilidade aos filmes de curta metragem e às produções locais.

“Homenagear Guido Araújo, para nós, é homenagear e tratar de uma parte significativa da história do cinema na Bahia”, diz a professora Izabel Melo, que teve como tema de dissertação a “Jornada da Bahia”. Ela destaca que, através do Grupo Experimental de Cinema, da Jornada de Cinema da Bahia, da continuação do Clube de Cinema e da docência na UFBA, Guido foi e é uma pessoa fundamental para a formação de duas ou três gerações de pessoas interessadas em cinema, auxiliando, assim como Walter da Silveira, na criação de uma cultura cinematográfica no nosso estado. “Nossa expectativa é que as pessoas venham participar conosco do evento”, afirma.

SERVIÇO

Homenagem a Guido Araújo
Quarta-feira (7), às 15h00
Sala de Exibição Cinematográfica Roberto Pires, na ABI
(Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé)
Informações: abi.site@hotmail.com/ 3322-6903

 

comentários

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *