Geral

Coronavírus: Entidades pedem que empresas liberem acesso irrestrito à informação

Diversos veículos de comunicação já adotaram a iniciativa e estão disponibilizando todo o conteúdo produzido sobre a pandemia

Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgaram uma carta aberta nesta terça-feira, 17 de março, solicitando a liberação para acesso irrestrito do público a todos os artigos e todo o material, escrito ou audiovisual, sobre a pandemia e o coronavírus, que foram ou estão sendo divulgados nos meios de comunicação, na internet ou em periódicos de cunho científico.

No documento, as entidades elogiam alguns meios que já adotaram essa iniciativa e conclamam os demais a se solidarizarem neste momento de extrema gravidade. Também enfatizam a importância do compromisso com a qualidade e a veracidade da informação divulgada.

“O momento presente exige ação imediata e solidária de todos. É sabido que a informação ampla para toda a população, e com conteúdo qualificado, é elemento crucial para o combate à pandemia. É preciso que seja dado um amplo acesso à informação atualizada sobre medidas de prevenção e tratamento, instruções básicas, locais de tratamento, dados de evolução da doença no Brasil e nos outros países etc.”, solicitam as entidades na carta aberta.

 

Confira abaixo a íntegra do documento:

Prezado(a)s senhore(a)s,

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou como pandemia a doença causada pelo coronavírus (COVID-19). A doença levou ao isolamento de países e populações inteiras, bem como já atingiu grande número de pessoas no mundo e causou a morte de milhares delas. A gravidade da situação requer medidas excepcionais dos países, governos e da sociedade civil.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) solicitam a vossas senhorias que, sensibilizados e conscientes de suas responsabilidades diante do caráter excepcional e de extrema gravidade da situação, liberem para acesso irrestrito todos os artigos e todo o material, escrito ou audiovisual, sobre a pandemia e o coronavírus, que foram ou estão sendo divulgados nos meios de comunicação, na internet ou em periódicos de cunho científico. Diversos veículos de comunicação já adotaram esta iniciativa e os parabenizamos e agradecemos por isto. Há também uma preocupação adicional de todos nós quanto à importância de se considerar, com os devidos cuidados, a qualidade e a veracidade da informação divulgada.

O momento presente exige ação imediata e solidária de todos. É sabido que a informação ampla para toda a população, e com conteúdo qualificado, é elemento crucial para o combate à pandemia. É preciso que seja dado um amplo acesso à informação atualizada sobre medidas de prevenção e tratamento, instruções básicas, locais de tratamento, dados de evolução da doença no Brasil e nos outros países etc. Para os cientistas, pesquisadores, médicos e pessoal da área da saúde, é essencial o acesso aberto a todos os dados e à produção científica e técnica sobre a pandemia e aquela relacionada ao coronavírus.

Estamos certos de contar com a sensibilidade e a pronta ação de todos.

comentários

Artigo anteriorPróximo artigo