ABI BAHIANA

Curso na ABI aborda análise e inventário de livros antigos e manuscritos

Nos dias 13, 14, 15 e 17 de janeiro, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) receberá o curso “Identificação, análise e inventário de livros antigos e manuscritos em Arquivos e Bibliotecas”. A atividade acontece em janeiro, mas as vagas são limitadas e as inscrições já começaram.

Nos dias 13, 15 e 17 de janeiro, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) receberá o curso “Identificação, análise e inventário de livros antigos e manuscritos em Arquivos e Bibliotecas”, ministrado pela professora drª. Vanilda Salignac, coordenadora e proprietária do Ateliê de Conservação e Restauração de Papel Memória e Arte e pelo professor dr. convidado, Fabiano Cataldo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). A atividade tem como público-alvo profissionais e estudantes de história, filologia, biblioteconomia, conservação e restauração e demais interessados. Inscrições aqui.

Renata Ramos, museóloga da ABI, destaca que o curso ocorrer na ABI é uma honra “pelo fato de a instituição possuir a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon e o Museu de Imprensa, que atuam para salvaguardar um acervo de livros e periódicos raríssimos”. O curso é uma iniciativa do Memória e Arte com apoio da ABI, Fundação Pedro Calmon, do Grupo Difusas da UFBA, e da irmandade Santíssimo Sacramento e Nossa Srª da Conceição da Praia.

Vanilda Salignac é licenciada em Letras Vernáculas com Inglês pela Universidade Católica do Salvador, mestre e doutora em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFBA. A professora tornou-se especialista em preservação e memória na área de Gênero, em especial, em estudos biobibliográficos de escritoras baianas, aproximando-se mais tarde dos estudos em acervos, levantamento e preservação de patrimônio. Segundo Vanilda, “o curso – que ocorrerá na ABI – foi pensado para auxiliar profissionais que estão atuando em espaços que guardam a memória brasileira em papel e foi escolhida Salvador por existir várias instituições com acervos necessitando de inventariação, mas não sabem como fazer”, afirma.

Fabiano Cataldo é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e mestre em Memória Social também pela UNIRIO. Leciona as disciplinas História do Livro e das Bibliotecas I e II; Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos; Patrimônio Bibliográfico e Editores e Livreiros no Rio de Janeiro na primeira metade do século XX. 

As aulas serão 50% teóricas e 50% práticas, tendo como conteúdos:

  •  Identificação e estrutura do livro e manuscrito antigo;
  •  Análise bibliográfica e descrição de livros antigos;
  • Inventário e descrição codicológica;
  •  Bibliografia material e codicologia como instrumentos;
  • Marcas de proveniência em livros e manuscritos históricos

 

SERVIÇO

Curso “Identificação, análise e inventário de livros antigos e manuscritos em Arquivos e Bibliotecas”
Dias 13, 15 e 17 de janeiro de 2020
Local: Associação Bahiana de Imprensa (ABI)
Valor: R$ 270 (até 04/12/19) - O valor da pode ser pago por boleto à vista ou parcelado  em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito.
Inscrições pelo Even3: https://www.even3.com.br/livrosantigos/
publicidade
publicidade