ABI BAHIANA Notícias

Dia do Jornalista: 10 obras cinematográficas que retratam o cotidiano da profissão

A busca pelo furo, a batalha pela melhor notícia, um árduo trabalho pela informação. A cobertura dos fatos não é apenas dar a notícia, mas analisá-la, discuti-la, debatê-la. Neste 7 de abril, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), entidade que congrega profissionais vinculados à atividade jornalística de todo o estado, parabeniza os jornalistas que cumprem sua missão com dignidade, ética e respeito. São esses trabalhadores que dão olhos, ouvidos e voz à sociedade, que correm atrás da história e não desistem de perseguir a verdade, desvendando casos que impactam o mundo.

Em homenagem a esse profissional que desempenha papel tão fundamental, a ABI lista 10 filmes e um documentário que retratam o cotidiano do jornalismo, ofício frequentemente narrado pelo cinema — seja como forma de poder, como em “Cidadão Kane”; manipulação, como em “Rede de Intrigas”; ou da forma prática, como em “Todos os Homens do Presidente“, que trata do escândalo “Watergate”, ocorrido em Washington, em 1972.

Top 10

  1. Todos Os Homens do Presidente
  2. O Mensageiro
  3. Cidadão Kane
  4. O Jornal
  5. Boa Noite, Boa Sorte
  6. A Primeira Página
  7. Spotlight – Segredos Revelados
  8. Rede de Intrigas
  9. O Diabo Veste Prada
  10. Primeira Página: Por Dentro do New York Times (assista abaixo). Com acesso irrestrito à redação do New York Times, o filme discute o papel e os rumos do jornalismo.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade