Notícias

Evento na Facom debate a cobertura do suicídio pela imprensa

Para debater as dificuldades e a complexidade do trabalho jornalístico em casos de suicídio, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) vai realizar o debate “A cobertura do Suicídio pela Imprensa”,  no dia 25/10, a partir das 9h.  O encontro ocorrerá no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA), instituição apoiadora do evento.

Para debater as dificuldades e a complexidade do trabalho jornalístico em casos de suicídio, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) vai realizar o debate “A cobertura do Suicídio pela Imprensa”,  no dia 25/10, a partir das 9h. O encontro ocorrerá no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA), instituição apoiadora do evento.

A palestrante será a professora Malu Fontes (Facom) e, como debatedores, o evento traz os médicos Lívia Castelo Branco, psiquiatra da Clínica Holiste, e Ivan Paiva, emergencista e cirurgião geral, gerente executivo de Atenção às Urgências do Município de Salvador.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram cerca de 800 mil de suicídios anualmente, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, a taxa de mortes por suicídio cresceu 7% em 2016 (último ano da pesquisa feita pela OMS), com 6,1 casos a cada 100 mil habitantes (eram 5,7 por 100 mil em 2010).

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, diz que este é um tema recorrente nos debates de grupos de jornalistas, principalmente quando veículos publicam sobre o fato. “Entre os profissionais do jornalismo existe uma convenção informal para não noticiar o suicídio, mas precisamos discutir o assunto, com a prudência necessária, porque os números de casos no Brasil e no mundo transformaram este ato individual em um fenômeno social, hoje um problema de saúde pública”, diz. Para ele, na cobertura de qualquer ato de violência, é preciso observar o respeito à pessoa humana.

“Publicar ou não publicar é um dilema constante na vida de repórteres, principalmente aqueles que cobrem as ocorrências de violência no cotidiano. Existem vários e bons manuais sobre este assunto e um dos objetivos do evento é contribuir para a elaboração de um manual de orientação do Sinjorba, mostrando os vários aspectos e situações vivenciadas pelos colegas”, explica Marjorie Moura, diretora de Relações Institucionais e Jurídicas do Sindicato.

SERVIÇO

Evento "A cobertura do Suicídio pela Imprensa"
Dia 25/10 (sexta-feira), 9h
Local: Auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom-UFBA).
End.: R. Barão de Jeremoabo, S/N - Ondina, Salvador - BA, 40170-115
publicidade
publicidade