Notícias

Facom e Abraji promovem curso sobre Lei de Acesso à Informação para jornalistas em Salvador

A Faculdade de Comunicação da Ufba está com inscrições abertas para o curso gratuito “Lei de Acesso à Informação para Jornalistas”, a ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro, no campus de Ondina, em Salvador. Os interessados podem se inscrever através de formulário disponível na internet, até o dia 08 de setembro.

Estão sendo oferecidas 60 vagas, divididas em duas turmas. Do total de vagas, 20 serão reservadas para estudantes e professores da Facom-Ufba. Os demais inscritos serão selecionados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji. A lista com os nomes dos participantes contemplados será divulgada no dia 10 de setembro.

A formação é voltada para profissionais e estudantes de jornalismo, outros profissionais interessados no tema e agentes que atuem em organizações de controle social. O curso é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da FACOM, em parceria com a Abraji.

A programação contemplará os seguintes tópicos:

– Principais pontos da Lei de Acesso

– Transparência ativa: o que os órgãos públicos são obrigados a divulgar? Como usar essas informações em pautas?

– Transparência passiva: como fazer pedidos de acesso e recorrer contra negativas
– Sigilo: quais são as exceções?

A ministração do treinamento ficará por conta de Marina Atoji, gerente-executiva da Abraji e do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.

publicidade
publicidade