Notícias

Há 207 anos, surgia o primeiro jornal impresso em solo brasileiro

Há mais de 200 anos a Gazeta do Rio de Janeiro teve seu primeiro exemplar reproduzido no papel. O lançamento da Gazeta marcou o início da imprensa em nosso país, isso porque antes da chegada da família real ao Brasil, toda a atividade da imprensa era proibida. Mesmo sendo um órgão oficial do governo português, em seu início o periódico era editado sob a censura prévia.

gazeta do povo - edição 1Publicado duas vezes por semana, o impresso era dirigido pelo Frei Tibúrcio José da Rocha. Em 29 de dezembro de 1821, passou a ser chamado simplesmente de Gazeta do Rio. E depois da independência deixou de circular, sendo substituída pelo Diário Fluminense e posteriormente pelo Diário do Governo.

É bom lembrar que antes da circulação da Gazeta do Rio de Janeiro, o brasileiro Hipólito José da Costa, exilado em Londres, lançou o Jornal Correio Braziliense, em 1º de junho de 1808. Era o primeiro jornal brasileiro produzido fora do país. Editado mensalmente, o jornal era impresso em Londres e trazido clandestinamente para o Brasil através de viagens de navio – uma operação que demorava quase um mês.

Apesar de a publicação do Correio Braziliense ser anterior à da Gazeta, o Dia Nacional da Imprensa foi comemorado até 1999 em dez de setembro. No ano 2000, a comemoração passou a ser em primeiro de junho, por uma lei criada pelo deputado Nelson Marchezan e sancionada pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.

*Informações de Emílio Coutinho (Casa dos Focas) e Emanuelle Bezerra (Opinião & Notícia)

Textos relacionados:

publicidade
publicidade