ABI BAHIANA

IGHB promove seminário sobre os 100 anos de monsenhor Sadoc

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com o apoio da Associação Bahiana de Imprensa e da Arquidiocese de São Salvador, promove no dia 23 de março, das 14h às 18h, o seminário “Monsenhor Gaspar Sadoc: 100 anos de uma vida prestante”. Coordenado pelo professor Jaime Nascimento, o encontro vai contar com palestras do padre Manoel Filho, dos professores Luis Guilherme Pontes Tavares, Padre Lázaro Muniz e a pesquisadora Antonia da Silva Santos, que irão abordar a trajetória intelectual e religiosa de um dos mais respeitados sacerdotes da Igreja Católica na Bahia e o maior orador sacro vivo do Brasil. Para participar do seminário é necessário realizar inscrição no site do IGHB – www.ighb.org.br

Monsenhor Gaspar Sadoc da Natividade completou 100 anos neste domingo (20). Para celebrar a data, uma missa foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, no bairro da Graça, em Salvador. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

BIOGRAFIA – Nascido em 1916, em Santo Amaro da Purificação, padre Sadoc foi ordenado em 1941, tornando-se o primeiro vigário da Paróquia dos Santos Cosme e Damião, na Liberdade, onde permaneceu por sete anos, até ser transferido para a Paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu, na qual exerceu o ministério por 17 anos, seguindo para a Paróquia Nossa Senhora da Vitória. Professor de latim e História lecionou no Ginásio Dom Macedo Costa e nos colégios da Polícia Militar e Sofia Costa Pinto, além da Escola Técnica, sendo, ainda, mestre de vários padres e bispos da Arquidiocese. Foi eleito para a Academia de Letras da Bahia em 7 de março de 1990, tomou posse em 16 de outubro, no salão nobre da atual sede, sendo saudado por Thales de Azevedo. Na sua vida já percorreu estados e cidades levando a mensagem da fé, tendo proferido mais de 3000 sermões.

publicidade
publicidade