Notícias

IGHB realiza palestra sobre a trajetória do editor Francisco de Paula Brito

“Impressos, política e justiça no Império: a trajetória do editor Paula Brito (1809-1861)”, do professor Rodrigo Camargo de Godoi (Unicamp), abordará as contribuições do criador do primeiro jornal brasileiro a lutar contra o preconceito racial. Evento está marcado para amanhã, (05), às 14h30, na sede da instituição.

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promove nesta sexta-feira, (05), 14h30, a conferência “Impressos, política e justiça no Império: a trajetória do editor Paula Brito (1809-1861)”, do professor Rodrigo Camargo de Godoi (Unicamp). Será abordada sua contribuição para a história do impresso no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro oitocentista, ao criar o primeiro jornal brasileiro na luta contra o preconceito racial no país.

Rodrigo Camargo de Godoi – Foto: reprodução/internet

Rodrigo Camargo de Godoi é professor de História do Brasil Império na Unicamp e pesquisador do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT), concentra seus estudos na História Social da Literatura e dos Impressos no Brasil do século XIX. É autor de “Um editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861)” e organizador do volume “O Futuro da coleção Crônicas de Machado de Assis”. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa Penas afiadas, leitores ultrajados: Crimes de imprensa nas Comarcas de São Paulo, Campinas e Bragança (1850-1930).

O IGHB é uma das instituições apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Programa de Ações Continuadas do Fundo de Cultura (Secult-BA). Está localizado na Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade, Salvador (BA).

Serviço

Conferência Impressos, política e justiça no Império: a trajetória do editor Paula Brito (1809-1861)
05/04, às 14h30
Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) - Avenida Joana Angélica, 43 - Piedade - Salvador (BA) 
Entrada franca.
publicidade
publicidade