Notícias

Jornalista baiana lança livro sobre problemática social de Cajazeiras

Vania Brito aborda o aliciamento de crianças e adolescentes para o tráfico de drogas no bairro de Cajazeiras

A jornalista Vânia Brito lança no próximo sábado (04) seu primeiro livro “Sonhos Traficados”, às 17h30, no Sebo, Café e Espaço Cultural Porto dos Livros, no Porto da Barra, em Salvador (BA). A obra mistura ficção e realidade social, revelando a proximidade que a autora tem com o retrato de uma das tragédias brasileiras – o narcotráfico, a partir de sua experiência como moradora do bairro de Cajazeiras. A publicação da PoD Editora é  prefaciada por Luis Guilherme Pontes Tavares, diretor da ABI. O evento de lançamento também contará com sessão de autógrafos.

Jornalista Vania Brito, autora de Sonhos Traficados – Foto: Reprodução/Instagram

A jornalista de 37 anos mora há 30 em Cajazeiras, um dos mais populosos bairros de Salvador. Foi ali que ela encontrou inspiração para começar, por volta de 2014/2015, a escrever sua novela, que tematiza a violência e a crescente presença de crianças e adolescentes no narcotráfico. A autora falou de sua preocupação sobre realidades muito próximas entre o Rio de Janeiro e Salvador. “Toda vez que eu passava eu via a meninada, a criançada entre 12 e 13 anos ali na rua e minha sobrinha me contava sobre mais um que tinha entrado para o tráfico de drogas ou então tinha sido morto. Eu percebi que estava aumentando o numero de adolescentes e de crianças também”, disse ao lembrar do cenário do bairro onde mora em Salvador.

Para ela, a escolha pelo gênero literário foi com vistas a levar os leitores à reflexão em torno de um problema social que considera resultado da desintegração familiar e ausência de políticas públicas. “Ouvindo essas histórias [de violência] eu comecei a escrever. Na verdade eu queria escrever alguma coisa sobre a violência, não necessariamente sobre ficção, mas aí me veio à mente algo que eu trabalhasse com ficção, algo que as pessoas pudessem ler e fazer uma reflexão em cima daquilo ali”, disse.

“Que este livro seja lido e que o entusiasmo tome conta de jovens realizadores que o transformem em roteiro de filme. Vânia Néri escreve como se nos apresentasse a sucessão de cenas que amanhã veremos no cinema”, por Luis Guilherme Pontes Tavares no prefácio do livro.

Serviço

Lançamento do livro Sonhos Traficados
Sebo, Café e Espaço Cultural Porto dos Livros - Av Sete de Setembro, 3564, loja 2, Porto da Barra, Salvador (BA)
17h30
R$25 (preço de lançamento)
Entrada franca

comentários

Artigo anteriorPróximo artigo