Mesa-redonda reúne mestres do fotojornalismo na Bahia

Por / 0 Comentários / 5 abril, 2017

Em parceria com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), o curso de Comunicação Social com habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Cinema e Vídeo da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências – promove no Dia do Jornalista, 7 de abril, uma homenagem aos grandes mestres do fotojornalismo. Em formato de mesa-redonda, o evento acontecerá às 19h no auditório Astor Pessoa, com a participação dos fotógrafos Anízio Carvalho, Darío Guimarães, Luciano Andrade e Valter Lessa, que é diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI). Além do debate, o público participante poderá conferir uma exposição fotográfica.

A atividade é aberta ao público, emite certificado de participação e tem o apoio da Associação Brasileira dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC Brasil), ARFOC Bahia e Sinjorba.

Serviço

O quê: Mesa-Redonda e Exposição Fotográfica “Grandes Mestres do Fotojornalismo”
Quando: 7 de abril de 2017
Onde: Auditório Astor Pessoa (Módulo 4, Nível 5) FTC Salvador – Av. Paralela
Horário: 19h

  • Breve Currículo dos fotógrafos:

andradeLuciano Andrade – Foi cinegrafista na década de 70 e trabalhou com cinema 35mm. Dedicou-se à fotografia jornalística nos veículos: A TARDE, onde foi editor de fotografia(2006/2007) e Tribuna da Bahia, além das principais redações do país: Folha de São Paulo, Isto é, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Veja, Carta Capital. Recebeu os prêmios fotográficos Abril(1983), Nikon e Esso(ambos em 1985). Em 2009, lançou o banco de imagens Photobahia.

lessaValter Lessa – Jornalista e profissional de Relações Públicas, é repórter fotográfico e um dos pioneiros do fotojornalismo no Estado, utilizando as lentes teleobjetiva e grande angular, além de realizar fotos aéreas para jornais. Foi correspondente da revista Manchete, do jornal O Povo e assessor de Comunicação do DERBA (Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia). Foi presidente da Arfoc por 4 gestões. Atualmente, é Diretor da Associação Baiana de Imprensa.

guimarãesDarío Gomes de Oliveira Guimarães Neto – Fotógrafo profissional desde a década de 70, trabalhou com fotojornalismo e fotografia publicitária em grandes agências, sendo um dos fundadores da agência DM9. Fotografou para clientes nacionais e europeus. Atualmente, dedica-se ao trabalho autoral e de documentação com a temática do Candomblé.

carvalhoAnízio Circuncisão de Carvalho – O baiano de Conceição de Feira possui um acervo que reúne mais de seis mil negativos, com imagens que eternizam acontecimentos ao longo de seis décadas de história. Iniciou as atividades de fotografia aos 12 anos. Foi Laborista no estúdio Leão Rosenberg e chefe de laboratório no JORNAL DA BAHIA, onde trabalhou como repórter fotográfico. Foi presidente da Arfoc Bahia.


comentários

Seu comentário

E-mail (não será publicado)