ABI BAHIANA Notícias

OAB-BA anuncia vencedores do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho nesta sexta (18)

A seção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA) vai anunciar nesta sexta-feira (18) os vencedores do prêmio OAB de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho. O evento, que conta com o apoio e assessoria da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) acontece no auditório da Ordem, na Piedade (Centro). Os jornalistas escolhidos para 1º e 2º lugar nas categorias impresso (texto e fotojornalismo), rádio e webjornalismo receberão diploma, medalha comemorativa do evento e, respectivamente, um cheque no valor de R$ 5 mil e um cheque no valor de R$ 3 mil. O primeiro prêmio para a categoria impresso texto receberá ainda uma placa comemorativa ao centenário do jornalista Jorge Calmon.

Leia também: OAB-Bahia lança prêmio de jornalismo Barbosa Lima Sobrinho

Criado em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Barbosa Lima Sobrinho e reativado pela Resolução Nº 001/2015 do Conselho Pleno da OAB da Bahia, o Prêmio OAB de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho premiará os melhores trabalhos produzidos sobre o tema “Justiça e Direitos Fundamentais”, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014. O presidente da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, destacou que se trata de “um prêmio para celebrar a imprensa livre da Bahia, que é fundamental para a promoção da justiça e para a defesa dos direitos fundamentais no nosso estado”.

BARBOSA LIMA SOBRINHO

Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho foi um advogado, jornalista e político que nasceu no Recife, em 22 de janeiro de 1897. Formou-se em direito na Faculdade do Recife em 1917, tendo trabalhado como promotor. Mudou-se para o Rio de Janeiro quatro anos mais tarde e tornou-se redator do Jornal do Brasil, onde fez carreira. Um dos principais opositores do Regime Militar de 1964, candidata-se à Vice-Presidência da República em 1973 pelo MDB. Em 1992 torna-se um dos líderes civis do movimento que resulta no impeachment do presidente Fernando Collor. Em 1997 lança a Antologia de Barbosa Lima Sobrinho, Cem Anos de Vida Lutando pelo Brasil, obra que reúne trechos de seus artigos, livros, conferências e discursos. Ocupou várias vezes a presidência da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no decorrer dos anos 70 e 80, sendo ainda membro da Academia Brasileira de Letras e Instituto dos Advogados Brasileiros e Instituto dos Advogados de São Paulo. Faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de julho de 2000, aos 103 anos de idade.

*Com informações da OAB-Bahia e do Sinjorba.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade