Notícias

Pedro Simon falará para os baianos no dia 14 de maio

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Associação Comercial da Bahia (ACB) já estão convidando para a palestra do político gaúcho Pedro Simon (85 anos) que acontecerá no final da tarde de 14 de maio (quinta-feira) no salão nobre do Palácio Conde dos Arcos, sede da ACB, no Comércio. O ex-senador pelo Rio Grande do Sul estará na Cidade do Salvador no período de 13 a 15 e cumprirá aqui mais uma etapa do périplo iniciado em fevereiro deste ano e que se estenderá a todo o país.

Em abril, o Senado Federal publicou, em homenagem ao ex-senador Simon, o livro Confesso que lutei, contendo a íntegra do pronunciamento que ele fez em 10 de dezembro de 2014 quando se despediu da Casa, à qual dedicou 32 anos de sua vida. Na ocasião, o senador acentuou: “Acho que mais recebi, do que doei. Acho que mais fui perdoado, do que perdoei. Acho que mais vivi, do que morri. Mas eu lutei, confesso que lutei”.

Parceria das instituições

A iniciativa de convidar o político gaúcho, cujo primeiro mandato legislativo foi obtido em 1958 na Câmara de Caxias do Sul, foi da ABI e, de pronto, obteve o apoio da ACB. O evento do dia 14, no Palácio Conde dos Arcos, será aberto pelo presidente da ACB, empresário Marcos Fonseca, que dará as boas-vindas ao ex-senador (que estará acompanhado da esposa, D. Ivete, e pelo assessor Renato Abreu) e aos convidados. O presidente da ABI, jornalista Walter Pinheiro, em seguida, saudará o palestrante, enfatizando aspectos relevantes da vida do político gaúcho.

O político gaúcho, contemporâneo de Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela, Tancredo Neves e outros brasileiros que resistiram com bravura à ditadura militar, viaja pelo país levando consigo a proposta de conciliação, criatividade e solidariedade. É nessa linha que ele se dirigirá aos baianos no encontro de 14 de maio. Após a palestra, Pedro Simon concederá a palavra à plateia. Os organizadores do evento aspiram que as intervenções se limitem a cinco ou seis, no máximo.

O ex-senador Simon é formado em Direito pela PUC-R e possui pós-graduação em Economia Política. Foi professor universitário e deputado estadual por três vezes pelo seu estado (nasceu em Caxias do Sul, RS, em 31 de janeiro de 1930. Seus pais eram libaneses). Foi ministro da Agricultura (escolhido por Tancredo Neves) no governo José Sarney e, em seguida, governou o Estado do Rio Grande do Sul. Foi senador a partir de 1978 e exerceu a senatória por quatro mandatos, três dos quais sucessivos.

 Por Luis Guilherme Pontes Tavares – RPMTBA 660

Textos relacionados:

publicidade
publicidade