Notícias

Restrições a repórteres põem em questão liberdade de imprensa em Ferguson

DEU NO O POVO Online

(Deutsche Welle) – Enquanto violência escala na cidade, jornalistas são alvos de detenções e medidas restritivas por parte das autoridades na cobertura dos protestos. Criticada por ONGs e mídia, polícia alega questões de segurança. A Guarda Nacional dos Estados Unidos foi mobilizada para a cidade de Ferguson, no estado do Missouri, mas se mantém longe dos principais palcos dos protestos. A polícia tenta assumir com mão de ferro o controle da situação, resultante da morte a tiros do afro-americano Michael Brown, de 18 anos e desarmado, por um policial branco. A ação repressiva tem tido consequências também para o trabalho da imprensa.

Frank Herrmann, do jornal alemão Rheinische Post, e Ansgar Graw, do Die Welt,  foram presos enquanto cobriam os protestos em Ferguson - Foto: Reprodução
Frank Herrmann, do jornal alemão Rheinische Post, e Ansgar Graw, do Die Welt, foram presos enquanto cobriam os protestos em Ferguson – Foto: Reprodução

Nos últimos dias, diversos jornalistas têm sido impedidos de apurarem livremente sobre a situação na cidade. Um fotógrafo da agência Getty Images que registrara os protestos foi temporariamente detido. O mesmo ocorreu com repórteres dos jornais Washington Post e Huffington Post. Uma equipe de TV da emissora árabe Al Jazeera foi atacada com gás lacrimogêneo, segundo informações da polícia.

Leia também: Governo convoca Guarda Nacional em Ferguson para conter a violência

Na segunda-feira (18/08), três jornalistas alemães foram levados algemados e detidos por algumas horas pela polícia. Eles teriam supostamente resistido à ordem policial de não permanecerem parados numa rua aliás, vazia. Os profissionais pretendiam registrar imagens do posto de gasolina saqueado e incendiado na última semana.

Estratégia policial

As regras para manutenção da segurança pública em Ferguson preveem que transeuntes isolados se mantenham em movimento caso não se encontrem numa “zona organizada de protesto”. “Esse é um método que as autoridades dos EUA têm empregado repetidamente nos últimos dez a 15 anos”, explica Gregory Magarian, especialista em direito da Washington University em St. Louis. “Elas tentam concentrar os manifestantes numa área fechada, a fim de fazer impor a lei mais facilmente.”

Ansgar Graw e Frank Herrmann estão entre os jornalistas da Alemanha presos temporariamente. Graw, correspondente do diário Die Welt, afirma que a polícia impediu a ele e a outros jornalistas de realizarem seu trabalho. “Isso é uma violação gritante da liberdade de imprensa”, critica. Herrmann, que trabalha para alguns jornais regionais, classificou como “totalmente absurdas” as justificativas das prisões, que segundo ele visariam intimidar os jornalistas.

RSF: “Inaceitável”

liberdade-de-imprensa3-reprodução
A ONG Repórteres Sem Fronteiras considerou inaceitáveis as detenções/Foto: Reprodução

“A detenção de jornalistas só é legalmente admissível se a polícia se encontra diante de uma situação de emergência”, diz Gregory Magarian, que se especializa em liberdade de imprensa. Isso não se aplica apenas a jornalistas, aliás. E, desse ponto de vista, nenhuma das prisões de representantes da imprensa em Ferguson foi lícita. “Há muitos casos em que a polícia fica de mira nos jornalistas. E não só enquantoestes realizam seu trabalho, mas sim porqueeles fazem seu trabalho.” Isso é uma violação da Primeira Emenda da Constituição americana, que garante a liberdade de imprensa, lembra Gregory Magarian.

Ele comenta que os protetores da lei em Ferguson e do condado de St. Louis viviam aparentemente numa bolha, sem perceber que percepção os cidadãos dos EUA e do mundo inteiro tinham suas ações: “Não sei o que precisa acontecer para que essas pessoas entendam que aquilo que fazem parece horrível para muita, muita gente.”

Em Berlim, o escritório alemão da ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) criticou duramente as prisões recentes, denominando-as “totalmente inaceitáveis”. “Nós exigimos que os repórteres possam realizar seu trabalho em Ferguson sem terem medo de detenção, ou mesmo de que se atire neles.” Nas proximidades da cidadezinha no Missouri, nesta quarta-feira, ocorreu um novo incidente fatal. No norte de St- Louis, policiais mataram a tiros um afro-americano de 23 anos que supostamente estava armado com uma faca.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade