ABI BAHIANA

Série LUNAR recebe a cantora Ana Paula Albuquerque

A terceira edição da Série LUNAR, evento produzido pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) em parceria com a Escola de Música da UFBA (EMUS), trará a cantora Ana Paula Albuquerque, professora de canto popular. A compositora vai apresentar o show “OMAREMIM”, que evidencia a força das águas e o feminino. Ana destaca-se por fazer a fusão entre a identidade brasileira tão bem expressa pelas composições que interpreta e pela riqueza harmônica aliada a arranjos temperados pelo jazz, e a música afrobaiana, marcante em sua trajetória. Neste show, Ana assina a direção musical ao lado de Ivan Huol e assume composição e arranjos de algumas canções. A série acontecerá às 19h do dia 14/08, no Auditório Samuel Celestino, da ABI. A entrada é franca.

Maranhense criada no Pará, Ana Paula Albuquerque elegeu a Bahia como seu estado, apaixonando-se pela musicalidade local quando ainda aos 16 anos veio estudar música na UFBA. Intérprete reconhecida no cenário baiano, com grandes influências jazzísticas, dá espaço para a improvisação e para a inventividade. É referência vocal em Salvador como intérprete e educadora.

Em sua trajetória musical conquistou vários prêmios nos principais festivais de música da Bahia e dividiu palco com renomados da MPB, como Vanessa da Mata, Zé Manoel, Filó Machado, Roberto Mendes, Riachão, Mateus Aleluia, Antônio Carlos e Jocafi dentre outros. Lançou seu primeiro álbum em 2013. É mestra pela UNICAMP e desenvolve pesquisa sobre o ensino do Canto Popular nas universidades públicas brasileiras, atuando como docente na Universidade Federal da Bahia. Ana mantém há dez anos a Escola Baiana de Canto Popular, fundada por ela, onde desenvolve com seus alunos trabalho de pesquisa musical e desenvolvimento vocal. A instituição tem sido referência na formação de vários artistas baianos da nova geração como Luedji Luna, Illy, Filipe Lorenzo e Gab Ferreira.

OMAREMIM – Evidencia a força das águas e o feminino. Filha d’Oxum, Ana Paula Albuquerque escolheu canções que falam de mar. Esse show é um passeio pelas ondas da canção brasileira, com repertório marcado pela valorização das novas compositoras baianas. Sandra Simões, Luedji Luna, Ivana Gaya, Pamela, além de composições de Ana com parceiros, como Capinan, sem deixar de saudar os mestres Dorival Caymmi, Roberto Mendes, Gilberto Gil e Dona Ivone Lara.

Série LUNAR – A Série LUNAR é um evento produzido pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em parceria com a Escola de Música da UFBA (EMUS). A série acontece no Auditório Samuel Celestino, um espaço que, além de ambientar atividades culturais distintas, possui uma incrível vista para a Baía de Todos os Santos e para o conjunto arquitetônico do Centro Histórico de Salvador. O projeto consiste em programações mensais (sempre em dias de lua cheia), sempre com grupos da Emus. A primeira edição trouxe a Orquestra de Violões da UFBA e a segunda edição foi conduzida pelo Quarteto Gamboa. Próximas datas: 14 de ago/11 de set/ 16 de out/ 13 de nov/11 de dez.

SERVIÇO

3ª edição da Série Lunar - com Ana Paula Albuquerque
Dia 14/08, às 19h
Local: Sede da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – Rua Guedes de Brito, 1 – Edifício Ranulpho Oliveira, Praça da Sé (Centro)
Informações: abi.site@hotmail.com | (71) 98791-7988
Entrada franca

Ouça Ana Paula Albuquerque!

comentários

Artigo anteriorPróximo artigo