Casa de Ruy Barbosa

Em 1935 a ABI reivindicou e conseguiu a posse da casa de Ruy Barbosa. Após uma redefinição das suas instalações, a cargo da museóloga Mercedes Rosa, o museu passou a oferecer um acervo mais rico da vida do ilustre jurista. Por meio da supervisão de João José Rescala, foi possível recuperar a coleção de retratos de Ruy Barbosa, móveis e livros doados.

Nas décadas de 1970 e 1980, o Museu manteve a série Publicações da Casa de Ruy e estabeleceu convênio com a Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro, disso resultando intercâmbio administrativo e cultural. Na década de 1990, o museu baiano foi roubado e, na ocasião, a nascente Faculdade Ruy Barbosa, iniciativa do professor Antônio de Pádua Carneiro, propôs convênio com o propósito de manter o equipamento e estimular sua visitação.

O Museu pertencente à ABI foi então cedido para a Faculdade Ruy Barbosa, através de convênio firmado em 10 de setembro de 1998, para a realização de atividades acadêmicas e culturais. Em 2019, a parceria foi descontinuada. Em fevereiro de 2022, o equipamento cultural foi devolvido à Associação Bahiana de Imprensa (ABI) por meio de ação de reintegração de posse.

A ABI se prepara agora para retomar os planos de reestruturação do imóvel.

Leia mais: ABI e Gringo Cardia firmam contrato para reestruturar o Museu Casa de Ruy Barbosa

Assista: 

Tempo e História – Documentário sobre a vida de Ruy Barbosa (aqui)

1º Centenário de nascimento de Ruy Barbosa – Vídeo (aqui)

Leia também: 

Discurso de Ruy Barbosa na Bahia, em 1919

Endereço: Rua Ruy Barbosa nº 12, Cep: 40020-070, Centro Histórico-Salvador.

Telefone: (71) 3321-4477

publicidade
publicidade