Notícias

TV Brasil estreia programa que analisa mercado de comunicação

Abrir uma janela na televisão aberta para a reflexão sobre os rumos da comunicação é o principal objetivo do programa “Mídia em Foco”. A atração, em formato documental, será lançada pela TV Brasil, nesta quarta-feira (25), às 22h30. Sob o comando da jornalista Paula Abritta, o programa vai abordar tendências de mercado, evolução das tecnologias, convergência das mídias, regulação, consumo e produção do conteúdo.

Na estreia, o professor Marcelo Zuffo e os jornalistas André Mermelstein e Cristina Padiglione discutem as perspectivas da televisão sob o prisma da convergência. Eles analisam os avanços tecnológicos e as novas formas de consumo da TV. Cristina não acredita no fim da TV linear. “A gente tem descoberto dia após dia essa multiplicação de telas. A televisão vai acabar? Eu não acredito nisso, a televisão linear não acaba”. Zuffo é enfático ao concordar com essa tese. “A narrativa linear sempre vai ter espaço. Porque, no final, a narrativa linear vem de uma habilidade humana de contar histórias”, afirma.

Para Mermelstein, nenhuma tecnologia matou completamente o que vinha antes. “O conteúdo sempre vai ser a peça central de tudo. A gente não pode pensar em TV e em comunicação sem o conteúdo. Isso me faz achar que nada disso vai morrer. Vão se transformar a forma de consumir e os modelos”.

As edições semanais buscam contemplar a história dos meios de comunicação e sua influência na sociedade contemporânea. Acadêmicos, profissionais e especialistas debatem o futuro da televisão, cinema, rádio, imprensa e internet. Na primeira temporada a TV Brasil vai produzir 52 edições de 26 minutos. Já gravaram personalidades como o roteirista Walbercy Ribas e o jornalista Heródoto Barbeiro.

Também participam dessa temporada o jornalista Igor Kupstas, diretor da O2 Play; o jornalista Marcelo Forlani, um dos fundadores do Omelete; e o advogado Raphael Crescente, da Fox Networks Group. O “Mídia em Foco” conta ainda, com a participação da consultora Carolina Terra; a pesquisadora Caru Schwingel; e o professor Erick Messa; além do consultor de comunicação e inovação, Flávio Ferrari.

Os jornalistas Arlindo Machado, José Carlos Aronchi e Gabriel Priolli, Gilvani Moletta e os publicitários Washington Olivetto, Rejane Bicca e Paulo Cunha também são nomes confirmados.

*Informações da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

comentários

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *