ABI BAHIANA

ABI emite moção de pesar pelo falecimento de André Setaro

Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em sua reunião ordinária desta quinta-feira (17), por iniciativa do seu diretor e jornalista Aloísio da Franca Rocha Filho, aprovou pela unanimidade dos presentes uma Moção de Pesar dirigida à família do professor e crítico de cinema André Olivieri Setaro, falecido no último dia 10, em Salvador. Leia a íntegra do texto:


                                Moção de Pesar

O falecimento do professor e crítico de cinema André Setaro foi uma perda enorme para a cultura baiana. Formado em Direito, se tornou um autodidata com ampla formação cultural e especifica sobre o cinema – o baiano, o nacional e o internacional – e cedo foi convidado para lecionar cinema na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Logo se revelou um professor conhecedor e critico deste vasto campo da cultura das primeiras imagens em movimento.

Durante mais de trinta anos, militou na crítica cinematográfica no jornal Tribuna da Bahia, onde obteve amplo reconhecimento do público em geral e dos cinéfilos pelas suas opiniões. Mais recentemente, mantinha uma coluna na Terra Magazine e criou o Setaro’s Blog, seguindo a mesma linha crítica, com muito mais liberdade e profundidade.

Seu falecimento deixa um vazio entre colegas professores e estudantes da Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), no seu público leitor e na cultura baiana, que perde um de seus mais expressivos críticos de cinema e docente de cinema.

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) transmite a toda a sua família as suas condolências por esta perda enorme para a crítica cinematográfica, o ensino universitário do cinema e a cultura da Bahia.

Salvador, 17 de julho de 2014

Walter Pinheiro

Presidente da ABI

Textos relacionados:

publicidade
publicidade