ABI BAHIANA

ABI festeja Dia do Jornalista com estreia de filme sobre liberdade

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) festejará o Dia do Jornalista (celebrado em 07 de Abril) lançando na próxima sexta-feira (6), o volume 2 da série “Memória da Imprensa Baiana”. Sob o título “A luta pela liberdade de expressão”, o vídeo registra o depoimento do poeta, jornalista e professor João Carlos Teixeira Gomes, “Joca” (82 anos) – reconhecido paladino em favor da Liberdade, cuja luta contra o arbítrio da Ditadura Civil-militar e em favor da sobrevivência do Jornal da Bahia o distingue entre os seus pares.

A exibição do filme será a partir das 9h30, no auditório da ABI (8º andar do Edifício Ranulpho Oliveira, na Praça da Sé). A sessão é aberta ao público e contará com a presença de Joca. O filme, dirigido pelo documentarista Roberto Gaguinho, tem duração de 50 minutos.

A série Memória da Imprensa Baiana, idealizada pelo jornalista Agostinho Muniz, foi lançada em 2007 e o volume 1 exibe o depoimento do jornalista Jorge Calmon (1915-2006), saudoso e lendário baiano que dirigiu A Tarde em toda a metade do século XX e nos primeiros anos do século XXI. Assim como esse volume, o volume dois que estreia na véspera do Dia do Jornalista contou com o apoio técnico do IRDEB. 

DIA DO JORNALISTA

O Dia do Jornalista “foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como uma homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil”, segundo informações do site Calendarr. De acordo com o sítio eletrônico, Libero Badaró “foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns dos seus inimigos políticos. O movimento popular que se gerou por causa do seu assassinato levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando o lugar para seu D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade”.

O site acrescenta que “foi só em 1931, cem anos depois do acontecimento, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista”. Sobre a data, o site informa também que “foi também no dia 7 de Abril que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o objetivo de assegurar aos jornalistas todos os seus direitos”.

Luis Guilherme Pontes Tavares

RDRT 660

Textos relacionados:

publicidade
publicidade