Notícias

ABI instala em PE sua primeira representação no Nordeste

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) realizou uma cerimônia para instalar a sua primeira representação na região Nordeste, que será conduzida pelo jornalista Múcio Aguiar Neto, presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP). O evento promovido na tarde de ontem (7) no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Pernambuco, em Recife, reuniu diretores da ABI e da OAB/PE. A Representação da ABI em Pernambuco soma-se à de São Paulo, criada nos anos 70, Distrito Federal e Minas Gerais.

A solenidade homenageou o ex-presidente da ABI, jornalista Alexandre Barbosa Lima Sobrinho (in memoriam), que foi governador de Pernambuco entre 1948 e 1951. “Barbosa Lima teve um papel de destaque não apenas na política e na imprensa nacional, mas também foi uma figura fundamental para a história da imprensa pernambucana. Enquanto governador, ele doou o valor correspondente para a construção da sede da AIP em Recife”, explica Múcio.

Para o jornalista, a chegada da ABI a Pernambuco representa um grande ganho para o jornalismo local. “O Nordeste cada vez mais tem ganhado destaque dentro do cenário nacional. Se antes exportávamos profissionais, hoje o movimento de retorno evidencia o resgate da força política e econômica da região”.

Nos estados onde não possui representações, a entidade está presente nas associações estaduais de imprensa, que atuam concentrando esforços em iniciativas que contribuam para o aprimoramento técnico, cultural e ético dos jornalistas, promovam a troca de experiências entre os profissionais há mais tempo em atividade e os jovens profissionais e estudantes de Comunicação.

*Informações de Igor Waltz para a Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

Textos relacionados:

publicidade
publicidade