Notícias

“Andanças”: Jeremias Macário lança nova obra literária em Vitória da Conquista

O novo livro do jornalista e escritor Jeremias Macário de Oliveira, “Andanças”, foi lançado na última sexta (14), na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, em Vitória da Conquista. No evento de lançamento também foi apresentado o “CD Sarau A Estrada”, com cantorias de artistas da música, causos e declamações de poemas. Para completar a noite cultural, a artista plástica Elizabeth David fez uma exposição de seus quadros.

Jeremias Macário no evento de lançamento – Foto: Blog do Anderson

Dessa vez, o jornalista mistura ficção com realidade, ao contrário do “Conquista Cassada” – que foi um trabalho de pesquisa sobre a ditadura civil-militar em Vitória da Conquista, na Bahia e no Brasil. “Andanças” é um livro de 368 páginas, formato de 16 cm por 23,5 cm, capa em quatro cores, ilustrações no miolo e arte final de Beto Veroneza. Sem a preocupação com estilo ou escola literária, “Andanças” pode ser lido de trás pra frente, de qualquer ponto, sem sequência linear. Tem também poemas, muitos dos quais já foram musicados por artistas locais, como Walter Lajes, Papalo Monteiro e Dorinho Chaves.

A obra do autor, que já escreveu “Terra Rasgada”, “A Imprensa e o Coronelismo no Sudoeste” e “Uma Conquista Cassada – Cerco e Fuzil na Cidade do Frio”, retrata cenas do Nordeste, do homem do campo, do retirante da seca, da coivara, do jeito matuto catingueiro;  e fala de amor, ódio, raiva, tempo, saudade, mulheres, erotismo, vida e morte.

Jornalista diplomado pela UFBA, Jeremias Macário atuou no jornal A Tarde durante 33 anos, tendo sido chefe da sucursal em Vitória da Conquista. Foi assessor de imprensa da Federação das Indústrias, Secretaria de Indústria e Comércio do Governo do Estado, Sebrae e Promoexport. Dirigente sindicalista e vice-presidente da APAE/Conquista. Premiado em reportagens jornalísticas.

*Com informações do Blog do Anderson e da Band FM – Vitória da Conquista

publicidade
publicidade