Artigos Pensando a imprensa

Dilemas do jornalismo impresso na busca de um novo modelo de negócio

Sérgio-Mattos
Sérgio Mattos

As novas tecnologias digitais e a multiplicidade de fontes noticiosas têm causado impactos diretos na produção, comercialização, distribuição e consumo de informações, afetando o modelo de negócios dos meios de comunicação, principalmente o segmento do meio impresso. Utilizando a estrutura de análise do contexto socioeconômico, político e cultural do Brasil, o artigo “Dilemas do jornalismo impresso na busca de um novo modelo de negócio”, do jornalista e professor Sérgio Mattos*, descreve, discute e identifica tendências do mercado brasileiro, além de apresentar os esforços que as empresas jornalísticas estão fazendo para encontrar um novo modelo de negócio que permita a sobrevivência e sustentabilidade do jornalismo na plataforma impressa.

Baseado em dados empíricos, o trabalho originalmente apresentado durante o VI Fórum EPTIC (MATTOS, 2013) procura também estabelecer conexões e analogias que justifiquem o que está ocorrendo no jornalismo impresso brasileiro, já que tanto os jornais populares como os jornais de distribuição gratuita estão crescendo em todo o país. Clique aqui para acessar o artigo.

*Sérgio Mattos é formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutor em comunicação pela Universidade do Texas, Austin (EUA). Atualmente, coordena o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Textos relacionados:

publicidade
publicidade