Notícias

Estudantes de jornalismo da Uesb fazem vaquinha para participar de evento internacional

Estudantes tiveram trabalho científico aprovado em dois eventos de caráter internacional com uma pesquisa ainda em andamento sobre a cobertura jornalística das eleições presidenciais de 2018. Os eventos acontecem entre os dias 22 e 25 de outubro: o 10º Seminário da ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación) e a 14ª Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (CBCC) na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).

Há cerca de um ano, Carmen Carvalho, professora do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), fundou o grupo de pesquisa e extensão Jornalismo Importa para discutir sobre jornalismo digital e seus diferentes modelos editoriais, o conteúdo das narrativas online e a desinformação no ambiente virtual.  Os estudantes tiveram trabalho científico aprovado em dois eventos de caráter internacional com uma pesquisa ainda em andamento sobre a cobertura jornalística das eleições presidenciais de 2018.  

Os eventos acontecem entre os dias 22 e 25 de outubro: o 10º Seminário da ALAIC (Asociación Latinoamericana de Investigadores de La Comunicación) e a 14ª Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã (CBCC) na Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). Mas, para que possam participar desses congressos, os jovens pesquisadores buscam apoio financeiro para arcar com as despesas da viagem, como hospedagem, alimentação e transporte. Além da vaquinha online para arrecadar recursos, estão realizando rifa e pedágios.

Para a professora Carmen, apoiar a ida dos alunos a esses eventos ajuda a mostrar ao Brasil e ao mundo o que vem sendo produzido de conhecimento científico na Uesb, e possibilita a eles a troca de experiências com diferentes pesquisadores do cenário nacional e internacional. “O Jornalismo Importa é um grupo de múltiplas ações para proporcionar aos estudantes conhecimento que vai além da sala de aula, possibilitando formação técnica, intelectual e comprometida com um jornalismo ético para transformar a sociedade”, destaca a professora.

Os membros do grupo realizam práticas jornalísticas no site Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, ministrada por Carmen. Raquel Lemos, discente do grupo observa a importância de sua participação para a trajetória acadêmica: “Desenvolver pesquisas no campo do Jornalismo é incrível. Me ajuda a compreender as transformações sociais que temos visto tanto na mídia em geral quanto no jornalismo”, conta.

Felipe Ribeiro também integra o Jornalismo Importa e conta que a participação nesses eventos representa uma oportunidade de crescimento acadêmico e profissional. “É uma forma de conhecer o que a academia e o mercado tem exigido de nós estudantes e ainda fazer com que a população saiba mais a respeito da comunicação e do jornalismo, e se desprenda dos diversos estereótipos que cercam a nossa profissão”.

A Uesb só garantiu o custeio do transporte para apenas um dos membros do grupo, por isso, os alunos criaram uma vaquinha online e demais ações para obtenção de apoio financeiro capaz de suprir os custos da viagem. Para contribuir basta acessar: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-nos-a-ir-para-o-cbcc-alaic

*As informações são de Afonso Ribas, jornalista formado pelo curso de Jornalismo da Uesb.

publicidade
publicidade