Notícias

IGHB resgata manifestações culturais no VI Congresso de História da Bahia

“Festa e comida na Bahia” é o tema do VI Congresso de História, que acontece de 22 a 24 de setembro, no Bahia Othon Palace. O encontro, que integra as comemorações dos 120 anos de fundação do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, vai reunir estudiosos e pesquisadores de temas sobre festas e comidas típicas da Bahia, bem como de países que tiveram contato com os portugueses, com a proposta de resgatar essas tradicionais manifestações culturais.

Entre os convidados está a pesquisadora goesa Maria de Lourdes Bravo da Costa, que se especializou no estudo de comidas portuguesas que permaneceram na culinária em Goa/Índia, e que têm semelhanças com pratos baianos. Outro convidado é um musicólogo congolês, que realizou pesquisas no Brasil, incluindo a Bahia, colocando a questão sobre as origens do samba, “mito ou realidade?”. De Portugal, trazendo as tradições que foram adotadas na Bahia, e mesmo no Brasil, se poderá contar com duas pesquisadoras, uma de Lisboa e outra de Évora, que programam trabalhos sobre a culinária lusa e os doces conventuais.

Em mesas redondas, estudiosos baianos e de outras capitais brasileiras, tratarão da comida espiritual católica, comida do sertão, de santo, de índio, de turista na Bahia e outros. São oferecidas 150 (cento e cinquenta) vagas para a inscrição de trabalhos relacionados ao tema central, que estão sujeitos à comissão de seleção. Poderão participar historiadores, geógrafos, antropólogos, sociólogos, estudiosos do patrimônio, arte, dentre outros. Podem se inscrever estudantes e estudiosos sem formação acadêmica, mas com conhecimentos sobre os assuntos abordados.

O formulário de inscrição, com regras de apresentação de trabalhos, está disponível no site www.ighb.org.br. É necessário preencher o formulário e encaminhá-lo através do e-mail [email protected], ou entregar na sede do Instituto Histórico, próximo ao Shopping Center Lapa. Os valores das inscrições variam de R$ 50 a 150 reais, a depender da categoria escolhida. O prazo para envio de trabalhos encerra em 26 de agosto, sendo que as inscrições (sem apresentação de trabalhos) podem ocorrer até 20 de setembro.

História do congresso

O primeiro Congresso de História da Bahia foi realizado em 1949, para comemorar os 400 anos de fundação da Cidade do Salvador. O segundo, em 1952, abordou a chegada do primeiro bispo do Brasil, D. Pero Fernandes Sardinha à Soterópolis. Em 1973, o tema da terceira edição foi a celebração dos 150 anos da Independência da Bahia. Só em 1999 teve vez do IV Congresso, comemorando os 450 anos da primeira capital do Brasil. No V Congresso, em 2001, os festejos estiveram voltados para os 500 anos da Baía de Todos os Santos.

Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado. Também conhecido como a “Casa da Bahia”, possui a maior coleção de jornais, datados, desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado, o que permite a sociedade conhecer a origem dos atuais 417 municípios baianos. Na Biblioteca Ruy Barbosa e Arquivo Theodoro Sampaio, cerca de 30 mil títulos e coleções particulares estão à disposição de pesquisadores e demais interessados. No museu do IGHB, há uma importante coleção de retratos, além de esculturas de bronze, mobiliário de época e peças religiosas da cultura africana na Bahia. A instituição é guardiã do Pavilhão 2 de Julho, que guarda o Caboclo e a Cabocla, comemorativo da Independência da Bahia.

SERVIÇO

O que: VI Congresso de História da Bahia
Quando: 22 a 24 de setembro
Onde: Bahia Othon Palace (Ondina)
Quanto: R$ 50 a 150 reais
Realização: IGHB (Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade)
Patrocínio: Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura da Prefeitura, Ucsal, além do apoio da Bahiatursa, Rádio Metrópole e Irdeb.
Informações: www.ighb.org.br/ 71 3329 4463/ [email protected]

 

Textos relacionados:

publicidade
publicidade