Notícias

Jornalista baiana lança livro sobre problemática social de Cajazeiras

Lançamento de “Sonhos Traficados” acontece no próximo sábado (04), às 17h30, no Porto dos Livros, no Porto da Barra, em Salvador (BA). A obra mistura ficção e realidade social, revelando a proximidade que a autora tem com o retrato de uma das tragédias brasileiras – o narcotráfico, a partir de sua experiência como moradora do bairro de Cajazeiras.

A jornalista Vânia Brito lança no próximo sábado (04) seu primeiro livro “Sonhos Traficados”, às 17h30, no Sebo, Café e Espaço Cultural Porto dos Livros, no Porto da Barra, em Salvador (BA). A obra mistura ficção e realidade social, revelando a proximidade que a autora tem com o retrato de uma das tragédias brasileiras – o narcotráfico, a partir de sua experiência como moradora do bairro de Cajazeiras. A publicação da PoD Editora é  prefaciada por Luis Guilherme Pontes Tavares, diretor da ABI. O evento de lançamento também contará com sessão de autógrafos.

Jornalista Vania Brito, autora de Sonhos Traficados – Foto: Reprodução/Instagram

A jornalista de 37 anos mora há 30 em Cajazeiras, um dos mais populosos bairros de Salvador. Foi ali que ela encontrou inspiração para começar, por volta de 2014/2015, a escrever sua novela, que tematiza a violência e a crescente presença de crianças e adolescentes no narcotráfico. A autora falou de sua preocupação sobre realidades muito próximas entre o Rio de Janeiro e Salvador. “Toda vez que eu passava eu via a meninada, a criançada entre 12 e 13 anos ali na rua e minha sobrinha me contava sobre mais um que tinha entrado para o tráfico de drogas ou então tinha sido morto. Eu percebi que estava aumentando o numero de adolescentes e de crianças também”, disse ao lembrar do cenário do bairro onde mora em Salvador.

Para ela, a escolha pelo gênero literário foi com vistas a levar os leitores à reflexão em torno de um problema social que considera resultado da desintegração familiar e ausência de políticas públicas. “Ouvindo essas histórias [de violência] eu comecei a escrever. Na verdade eu queria escrever alguma coisa sobre a violência, não necessariamente sobre ficção, mas aí me veio à mente algo que eu trabalhasse com ficção, algo que as pessoas pudessem ler e fazer uma reflexão em cima daquilo ali”, disse.

“Que este livro seja lido e que o entusiasmo tome conta de jovens realizadores que o transformem em roteiro de filme. Vânia Néri escreve como se nos apresentasse a sucessão de cenas que amanhã veremos no cinema”, por Luis Guilherme Pontes Tavares no prefácio do livro.

Serviço

Lançamento do livro Sonhos Traficados
Sebo, Café e Espaço Cultural Porto dos Livros - Av Sete de Setembro, 3564, loja 2, Porto da Barra, Salvador (BA)
17h30
R$25 (preço de lançamento)
Entrada franca
publicidade
publicidade