Notícias

Jornalista e escritor Joaci Góes assume a presidência da ALB

Escritor, advogado, jornalista, empresário e político brasileiro Joaci Fonseca de Góes tomou posse da presidência da Academia de Letras da Bahia (ALB), entidade literária máxima do estado da Bahia, fundada em 7 de março de 1917. A cerimônia aconteceu ontem (21), na sede da ALB, na Avenida Joana Angélica. No ato, a então presidente, professora Evelina Hoisel, prestou contas e passou a presidência para Joaci Goes. Ele e outros 15 membros compõem a nova diretoria eleita em novembro para o biênio 2019-2021.

Em artigo publicado ontem (21) no jornal Tribuna da Bahia, Joaci Góes falou sobre “A nobre tarefa de dirigir a Academia de Letras da Bahia” (leia aqui). Em entrevista ao veículo, que já foi sua casa por quase três décadas, o escritor disse que se sente honrado por ter sido o escolhido para comandar a Academia. Ele afirmou que começa sua gestão com um desejo genuíno de contribuir diretamente nas ações voltadas para a educação básica.

Joaci Góes – Foto: Arquivo

“Sentimento simultâneo e grande honraria com o natural temor de dirigir uma instituição que tem o peso histórico e intelectual da Bahia. Uma instituição que tem o seu nome vinculado a alguns dos nomes exponenciais da inteligência brasileira, a exemplo de Gregório de Matos, Castro Alves, Rui Barbosa, Orlando Gomes, Ernesto Carneiro Ribeiro, de Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro e tantos outros. Por isso, vou pedir aos baianos que me ajudem nessa tarefa para que eu possa cumpri-la à altura desse grande desafio”, disse.

A Academia de Letras da Bahia tem entre seus principais objetivos o cultivo da língua e da literatura nacionais, além da preservação da memória cultural baiana. Mas tomará um novo rumo com a nova gestão. Isso porque Joaci Góes pretende tornar a instituição mais próxima da população, contribuindo para a melhoria da educação básica.

“Vamos enfatizar uma presença mais forte da Academia nessa questão, que nunca foi objeto de preocupação direta. Mas, nesse momento de caos na educação brasileira, a Academia se propõe para unir forças com o Executivo, no sentido de nos crescermos após esse atraso na educação. Atraso esse que está na origem de todos os nossos males, da violência à desigualdade social. E a saga maior, que é o desemprego, que em grande medida resulta no despreparo das pessoas para executarem tarefas que demandam crescente capacidade de conhecimento”, afirmou.

Confira a composição da nova diretoria:

Presidente: Joaci Góes
Vice-Presidente: Nelson Cerqueira
1º Secretário: Ordep Serra
2º Secretário: Glaucia Lemos
1º Tesoureiro: Paulo Ormindo
2º Tesoureiro: D. Emanuel D’Able do Amaral
Diretor da Revista: Edilene Matos
Diretor da Biblioteca: Armando Avena
Diretor do Arquivo: Gerana Damulakis
Diretor de Informática: Carlos Ribeiro
Conselho Editorial: Evelina Hoisel / Fernando Peres / Francisco Senna
Conselho de Contas e Patrimônio: Urania Peres / Aramis Ribeiro Costa / Fredie Diddier

*Com informações de Rayllanna Lima para a Tribuna da Bahia.

Textos relacionados:

publicidade
publicidade