Notícias

Morre o jornalista Fernando Rocha

O jornalista Fernando Rocha morreu nesta segunda-feira (18/11) em Salvador após estar internado no Hospital Português, há cerca de duas semanas, com hipertensão e diabetes.

Fernando Rocha militou no jornalismo baiano por mais de trinta anos.  Trabalhou inicialmente no antigo Jornal da Bahia quando sua sede era na rua Virgílio Damásio, no centro de Salvador. Depois no jornal A Tarde onde dedicou suas maiores e melhores contribuições ao jornal. Foi da sua iniciativa a reforma gráfica de A Tarde, nos anos 80, quando  o jornal mostrou uma cara nova, com inovadora diagramação que lhe conferiu  maior legibilidade e visibilidade. Desta reforma muito bem sucedida Fernando Rocha teve o  reconhecimento  da classe jornalística dentro e fora do jornal.  Ainda em A Tarde ele desempenhou as funções de secretário do jornal, editor e criou o título a uma das colunas mais lidas até hoje Tempo Presente.

Quando a Ufba. instituiu o curso de jornalismo, no inicio dos anos 60, Fernando Rocha passou a lecionar várias disciplinas, em especial as práticas do fazer jornal. Ensinou várias gerações estudantes, hoje jornalistas e sempre estimado por todos.   Na atividade acadêmica exerceu em vários períodos as Chefias de Departamento e Coordenação de Colegiado do curso de Jornalismo da Ufba.

Às 11 horas ocorre o funeral no Jardim da Saudade.

Fonte: Associação Bahiana de Imprensa

publicidade
publicidade