Notícias

ONG registra 127 jornalistas mortos pelo novo coronavírus. 14 só no Brasil

A entidade aponta que a causa da infecção dos profissionais reside no front do combate, como os hospitais, centros médicos, cemitérios e outros locais onde reportam suas matérias. A PEC adverte que o número de mortos pela Covid-19 pode ser bem maior, devido às falhas de notificação e à baixa testagem. 

A ONG suíça Press Emblem Campaign (PEC), com sede em Genebra,  informou em seu site (leia em inglês) que entre 1º de março e 31 de maio morreram pelo menos 127 jornalistas em 31 países por causa da pandemia de Covid-19, sendo 14 apenas no Brasil. A entidade aponta que a causa da infecção dos profissionais de imprensa reside no front do combate, como os hospitais, centros médicos, laboratórios, cemitérios e outros locais onde reportam suas matérias. A organização adverte que o número de mortos pelo novo coronavírus pode ser bem maior, devido às falhas de notificação e à baixa testagem.

Por regiões, o número de jornalistas mortos pela Covid-19  foi maior na América Latina, com 62 casos, seguidos pela Europa com 23,  Ásia 17, EUA/Canadá 13 e África 12. No site da Press Emblem Campaign consta o nome da maior parte das vítimas e pequeno obituário.

A principal atividade da PEC é defender a liberdade de imprensa e monitorar mundialmente as atividades do setor. Entre suas tarefas constam ações de divulgação do conhecimento e práticas jornalísticas, produção de estatísticas abrangendo a indústria jornalística, assim como os serviços conexos como o de comunicação empresarial e relações públicas. A ONG tem sido um braço informal da ONU e suas principais fontes são as associações nacionais do trade. Na pandemia, a entidade apura os óbitos de jornalistas e comunicadores.

Segue abaixo a lista dos 14 jornalistas brasileiros que faleceram pela pandemia e foram registrados no levantamento da PEC:

  1. Alexandre Rangel, Ceará
  2. Alfredo Menezes, 72 anos, Maranhão
  3. Emery Jussuer Costa, 74 anos, Rio Grande do Norte
  4. Fernando Sandoval, 78 anos, S. Paulo
  5. Jesus Chediak, 78 anos, Rio de Janeiro
  6. José Augusto Nascimento Silva, 57 anos, Rio de Janeiro
  7. Lauro Freitas Filho, 61 anos, Rio de Janeiro
  8. Manuel Gomes Silva, Paraíba
  9. Marcelo Bittencourt. 68 anos, S. Paulo
  10. Mário Garçone, Rio de Janeiro
  11. Renan Antunes, 71 anos, Santa Catarina
  12. Roberto Augusto dos Santos, Amazonas
  13. Roberto Fernandes, 61 anos,  Maranhão
  14. Uliana Mota, 33 anos, Pará

*Informações do Portal IMPRENSA

Textos relacionados:

publicidade
publicidade