Notícias

Profissionais adotam home office para combater o coronavírus

A primeira morte por coronavírus no Brasil foi confirmada na manhã desta terça-feira (17/3), em São Paulo. Medidas de prevenção estão sendo adotadas por todo o país, como forma impedir que a epidemia avance. Algumas empresas estão adotando o home office e muitos profissionais de comunicação já estão trabalhando em casa. Confira dicas para otimizar a nova rotina.

A primeira morte por coronavírus no Brasil foi confirmada na manhã desta terça-feira (17/3), em São Paulo. Medidas de prevenção estão sendo adotadas por todo o país, como forma impedir que a epidemia avance. Alteração de jornada de servidores, principalmente idosos, e fechamento de escolas e departamentos públicos foram algumas das medidas tomadas. Na Bahia, as aulas da rede estadual estão suspensas por 30 dias em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades que registraram casos de coronavírus. Estão suspensos também eventos que reúnam mais de 50 pessoas nas três cidades, sejam de cunho religioso, político ou cultural.

Por causa das medidas restritivas, algumas empresas estão adotando o home office e muitos profissionais de comunicação já estão trabalhando em casa. Para aqueles que estão no home office e para as pessoas que moram com estes profissionais, seguem algumas dicas para melhorar o desempenho e a qualidade do trabalho:

  1. Crie um ambiente de trabalho em casa

As tarefas que você vai realizar no home office são as mesmas executadas no seu ambiente de trabalho. Para que sejam concluídas com o mesmo desempenho e qualidade, é indispensável escolher um cantinho dentro de casa para trabalhar. Você vai precisar de uma mesa, uma cadeira confortável e um lugar tranquilo. A criação dessa “estação de trabalho” evita distrações e contribui para sua produtividade. (Dica do Site Wire).

  1. Crie uma rotina

Estabelecer uma rotina de trabalho é excelente para otimizar seu tempo de serviço. Determine horários de início e término das atividades. Como você já está em casa, muitas vezes se desligar das atividades ao final do dia não é uma tarefa fácil, por isso estabelecer uma rotina é importante. Não esqueça de agendar suas pausas e cumpri-las à risca. E respeite o fim do expediente! (Dica do Site Wire).

  1. Fuja das distrações

Estar em casa durante uma tarde inteira pode ser uma tentação se você é fã de séries ou ama TV. Caso você não trabalhe nessa área, é importante evitar essas distrações. Outro fator que pode dispersar no home office são as redes sociais. Se a vontade de entrar nelas for grande, estabeleça pausas periódicas no trabalho para fazer isso. (Dica do Portal G1).

  1. Vista-se de forma apropriada

Quando estiver em home office, mantenha o dress code de um dia normal no escritório. Vista-se de maneira apropriada, como se fosse ter uma reunião. Isso ajudará a sua mente a entender que você está no meio do expediente e, sendo assim, você não iria de pijama. (Dica do Portal G1)

  1. Para quem mora com você

a) Fique atento (a) a momentos de concentração que não podem ser interrompidos. Fones de ouvido geralmente são o melhor indicativo. (Dica do Blog Adoro Home Office).

b) Reuniões com vídeo ou ligações com viva voz: Preste atenção a esses momentos e evite ao máximo fazer barulhos. Se o home office fica em um espaço fechado, com porta, nunca entre sem bater ou falando alto. Lembre-se sempre que atrás daquela porta pode estar acontecendo uma reunião importante. (Dica do Blog Adoro Home Office)

c) Evite interrupções: Não atrapalhe com perguntas que poderiam ser feitas depois. Aja como se a pessoa estivesse na empresa. Espere até a pessoa circular pela casa para abordar. (Dica do Blog Adoro Home Office).

Cuidados básicos
1. Evitar sair de casa. Caso seja necessário sair, usar máscara se estiver no grupo de risco (diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica, quem tem doença respiratória crônica)
2. Lavar as mãos até a metade do pulso/ Usar álcool gel 70% para higienizar as mãos
3. Limpar com álcool objetos tocados com frequência (celulares, chaves...)
4. Tossir ou espirrar aparando com a parte interna do cotovelo
5. Manter distância de pelo menos 1m em relação ao outro e não cumprimentar com abraços, apertos de mão
6. Usar lenço descartável quando estiver corizando e higienizar as mãos após 
7. Procurar fontes confiáveis de informação
8. Não compartilhar notícias falsas
9. Pessoas com coriza, febre e tosse devem ficar em casa, no isolamento social, e procurar a unidade de saúde em caso de problemas respiratórios
10. Não recorrer à automedicação. Algumas substâncias podem piorar a infecção  pelo coronavírus

* Com informações são do Portal IMPRENSA

Textos relacionados:

publicidade
publicidade