Notícias

Projeto “Em Casa com a Facom” debate racismo estrutural na cobertura jornalística

O tema inaugura a série de entrevistas GjolCast, produzida pelo Grupo de Jornalismo Online dentro do projeto “Em Casa com a Facom”. A roda de conversa receberá os jornalistas Cleidiana Ramos (professora da UNEB); Luana Assiz (TV Bahia); e Gilson Jorge (A Tarde).

“Racismo estrutural na cobertura jornalística” é o tema de estreia da série de entrevistas GjolCast, produzida pelo Grupo de Jornalismo Online dentro do projeto “Em Casa com a Facom”. A atividade acontecerá na sexta-feira (26), às 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook (aqui) e pelo aplicativo Zoom (https://facom.social/roda06). A roda de conversa receberá os jornalistas Cleidiana Ramos (professora da UNEB); Luana Assiz (TV Bahia); e Gilson Jorge (A Tarde). A mediação é da jornalista Ana Carolina Araújo, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e integrante do GJOL.

Para a jornalista Luana Assiz, esse debate significa repensar práticas e criar novas formas de fazer jornalismo. “Debater racismo estrutural é necessário em qualquer esfera da sociedade. É um tema imprescindível e que precisa ser tratado não apenas por nós, pessoas negras. Pessoas não negras precisam se voltar para este assunto, com interesse real (e isso inclui estudo), respeitando os lugares de fala e sabendo que este conceito não os impede de falar sobre o tema, mas os posiciona em um lugar diferente do nosso”, defende. “Minha expectativa é estabelecer uma troca enriquecedora com os participantes, podendo contribuir para o debate e, também, aprender com as contribuições dos colegas”, destaca Assiz, em entrevista à Associação Bahiana de Imprensa (ABI).

De acordo com a organização do debate, além da presença dos participantes ao vivo, a roda sobre racismo estrutural contará com vídeos curtos com depoimento de jornalistas que atuam na imprensa baiana. O projeto “Em Casa com a FACOM” é uma atividade que recebe a contribuição dos servidores técnico-administrativos da instituição. Desde abril, a ação desenvolvida e coordenada pelo Núcleo de Comunicação e Extensão tem mobilizado a comunidade universitária na produção de conteúdos informativos, reflexões e análises de temas atuais.

Sobre os convidados:

Gilson Jorge – Possui graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atuou nos três jornais diários editados em Salvador, BA: A TARDE, Correio da Bahia e Tribuna da Bahia. Especialização em Relações Internacionais pela Flacso/Universidad de San Andrés (2010). Ampla atuação nas editorias de Economia, Política, Mundo e Local.

Luana Assiz – Graduação em Comunicação com Habilitação em Jornalismo pela UFBA (2008). Repórter e apresentadora na TV Bahia/Rede Bahia. Especialista em Jornalismo Científico (Facom/UFBA). Prêmio Sebrae de Jornalismo, Prêmio Crosp de Jornalismo. Possui experiências nas áreas de produção, apresentação, reportagem e edição, em emissoras baianas de rádio e TV.

Cleidiana Ramos – Doutora em Antropologia pela UFBA (PPGA, 2017), mestra em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA (Pós Afro, 2009). Tem experiência na área de Jornalismo (Webjornalismo, Reportagem, Edição e Fotojornalismo), Comunicação Social e Novas Tecnologias, Antropologia (Antropologia da Festa, Antropologia Visual, Estudos Étnicos e Africanos, Cultura Afro-brasileira e Memória Digital e Social ). Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculada ao Departamento do curso de Comunicação Social- Rádio e TV.

SERVIÇO

Projeto: "Em Casa com a FACOM"
Tema: Racismo estrutural na cobertura jornalística
Quando: Dia 26/06/2020, às 18h
Onde: pelo Zoom (https://facom.social/roda06) e Facebook da FACOM (neste link)
publicidade
publicidade