Notícias

Seminário ‘Paixão Futebol Clube’ reúne ex-jogadores, dirigentes esportivos e imprensa em Salvador

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), com o apoio da Bahiatursa, Secult e Unijorge, marca nesta segunda (7 de abril) um gol de placa ao começar uma semana de debates sobre a mais importante manifestação cultural na constituição do perfil identitário do brasileiro: o futebol. Trata-se do seminário “Paixão Futebol Clube”, com a presença de especialistas, jornalistas, professores, ex-jogadores e interessados na história do futebol. São 114 anos de curtição com a bola desde que Zuza Ferreira desembarcou de Londres com as primeiras gorduchas e um livro de regras na mão. É a primeira vez, neste tempo todo, que os baianos reúnem uma seleção de pesquisadores para conversar frente a frente com a torcida.

O encontro coincide com a fase final do campeonato baiano, disputado desde 1905, quando o Internacional, formado por ingleses e integrantes da colônia britânica, foi o vencedor. Nesta edição, Vitória e Bahia voltam a disputar o título, nos dias 6 e 13 de abril, em partidas programadas para a Fonte Nova e o Estádio de Pituaçu.

Durante o encontro, o antropólogo Jeferson Bacelar vai tabelar com Aloildo Gomes Pires, autor, entre outros, do precioso e raro livro ‘Popó-o craque do povo’, único registro do primeiro ídolo. A cineasta e doutoranda em Sociologia, Priscila Andreata, vai levar o público a um passeio cinematográfico com a bola no pé, em parceria com o jornalista João Carlos Sampaio.

Foto – divulgação

Na quarta-feira, o ‘colombaiano’ Nelson Varón Cadena, guardião de nossa memória, forma a dupla de zaga de pesquisadores com o professor, jornalista e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Luis Teles.

Na quinta-feira, o tema é Futebol e Ídolos: a goleada de conhecimento estará com a dupla de artilheiros Galdino Silva e Normando Reis, autor do livro Bahia: uma história de glórias. São dois pesquisadores tão dedicados ao tema que frequentam diariamente o arquivo do IGHB em busca de confirmações para suas informações esportivas.

No encerramento, o professor e jornalista Paulo Leandro levará parte do conhecimento produzido sobre a transformação da torcida de futebol, como resultado da tese de doutorado orientada por Maurício Tavares, na Universidade Federal da Bahia.

Foto – Divulgação

Fred Flávio do Chame-Chame estará todas as tardes com jogadores campeões do futebol baiano, para debater com os torcedores e curtidores da bola em Salvador. “Ao final do encontro, os pesquisadores planejam fundar uma associação com o objetivo de reunir toda esta produção de conhecimento a fim de divulgar e fazer com que os baianos tenham mais informações de qualidade sobre esta manifestação cultural capaz de vencer todas as barreiras de etnia e classe social”, complementa Paulo Leandro, coordenador da iniciativa.

As inscrições são gratuitas, basta aparecer todas as tardes, entre 14 e 17 horas, na arena do IGHB, localizado na Piedade (em frente ao Shopping Center Lapa) ou encaminhar email para [email protected]. Mais informações no tel. 71 3329 4463 (das 13h às 17h).

O que: Seminário Paixão Futebol Clube
Coordenação: prof. Paulo Leandro (Ufba)
Quando: 7 a 11 de abril, das 14h às 17h
Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia
Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade
CEP 40050-001
ww.ighb.org.br/ (71) 3329 4463
CLEIDE NUNES – 9974 5858

PROGRAMAÇÃO

Dia 7 (segunda-feira) – Futebol e História – Jeferson Bacelar e Aloildo Gomes Pires

Convidados: Zé Carlos (campeão brasileiro pelo Bahia), Emerson Ferretti (ex-goleiro e atual presidente do Ypiranga) e Quintino Barbosa (técnico de futebol, eleito o melhor técnico do campeonato baiano 2013)

Dia 8 (terça-feira) – Futebol e Cinema – Priscila Andreata e João Carlos Sampaio
Thiago Mastroianni (Narrador e apresentador do Globo Esporte da TV Bahia, além de apresentador da Equipe CBN EM CAMPO – CBN Salvador), André Hiltner (repórter esportivo da Equipe CBN EM CAMPO – CBN Salvador) e Sinval Vieira (Ex-diretor do Vitória e da FBF, assessor técnico da SUDESB e comentarista da Rádio Transamérica)

Dia 9 (quarta-feira) – Futebol e Mídia – Luís Teles e Nelson Varón Cadena
Newton Mota (ex-coordenador das divisões de base do Bahia, Vitória, dentre outros clubes do Brasil), Cristina Mascarenhas (editora do Bahia Esporte da TV Bahia e apresentadora da Equipe CBN EM CAMPO – CBN Salvador), e Alberto Leguelé (ex-jogador do Bahia e Flamengo que disputou os jogos olímpicos de 1976).

Dia 10 (quinta-feira) – Futebol e Ídolos – Normando Reis e Galdino Silva
Elton Serra (Comentarista Equipe CBN EM CAMPO – CBN Salvador e colunista do site iBahia.com), Bruno Queiroz (repórter esportivo da Equipe CBN EM CAMPO – CBN Salvador), Hailton Andrade (editor de esportes do site IBahia.com e comentarista da Equipe CBN EM CAMPO – CBN Salvador),, Rodrigo Cintra (ex-árbitro de futebol e atual comentarista de arbitragem da TV Bahia).

Dia 11 (sexta-feira) – Futebol e Torcida – Paulo Leandro e Fred Flávio
Edu Lima (ex-jogador do Vitória, Bahia e comentarista de esporte da Rádio Itapoan), Demilson Barreto (ex-goleiro do Vitória – campeão baiano de 1985 e ex-árbitro de futebol), Jorge Maia (conselheiro do Bahia) e Selma Morais (jornalista, apresentadora do programa Bahia Motor da TVE, apresentadora do programa Mulheres na Copa da rádio Transamérica e presidente da Federação de Automobilismo da Bahia).

Textos relacionados:

publicidade
publicidade