ABI BAHIANA

ABI entrega Medalha Ranulpho Oliveira a Gervásio Baptista em Brasília

Por Valber Carvalho*

Foto: Luiz Hermano Abbehusen

Numa cerimônia marcada pelo carinho, reverência e muita emoção, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) entregou no último sábado, 22/09/2018, ao lendário fotojornalista baiano Gervásio Baptista, 95 anos, a Medalha Ranulpho Oliveira, a mais alta homenagem prestada pela ABl a um profissional de imprensa que tenha exercido a profissão no estado.

Para realizar a cerimônia da entrega da medalha e do diploma a Gervásio Baptista, os diretores da ABI, Valber Carvalho e Luiz Hermano Abbehusen, que também é o presidente nacional da Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos), foram até Brasília.

Leia também: ABI outorga medalha ao fotojornalista baiano Gervásio Baptista

No Espaço Sênior, um pequeno centro de convivência de idosos, na cidade de Vicente Pires, a 25 km do centro da capital federal, onde Gervásio Baptista está vivendo sua aposentadoria, compareceram antigos discípulos, experientes profissionais da imagem e do texto, que o tempo e a convivência transformaram em amigos do velho e corajoso mestre.

Prestigiaram a homenagem da Associação Bahiana de Imprensa representantes da ABI-DF, da Arfoc-BR, da Arfoc-DF e do Sindicato dos Jornalistas de Brasília e nomes de peso da fotografia e do texto jornalísticos.

Foto: Luiz Hermano Abbehusen

O evento foi ilustrado por um varal com 50 reproduções de fotografias de reportagens marcantes de Gervásio Baptista. Estavam lá, expostas para todos os presentes, algumas da peripécias desse ícone do Fotojornalismo do Brasil. Fotos e fatos que Valber Carvalho – autor da pesquisa ia explicando para jornalistas de imagens e de texto, enquanto a cadeira de rodas conduzia Gervásio, cujos olhos se inebriavam com o desfile das imagens que enriqueceram o fotojornalismo do Brasil em quase 80 anos em que seu dedo ágil registrou a nossa história.

*Valber Carvalho é jornalista e diretor da Associação Bahiana de Imprensa – ABI


Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *